Planejamento estratégico

Como desenvolver estratégias de forma eficaz?

 Luana Cristina de Lima Magalhães

  Com a crise financeira, torna-se evidente aos gestores a necessidade de se encontrar alternativas estratégicas para alcançar soluções viáveis e resultados a curto, médio e longo prazos. Porém, o grande dilema desses líderes é como trabalhar para conseguir esses objetivos? Será que a busca por informações estratégicas e seu processamento de forma inteligente pode ser uma boa saída?

De acordo com o Coach executivo e de equipes e diretor da UP Treinamentos & Consultoria, Carlos Cruz, há uma ferramenta usada no mercado que pode criar ações estratégicas em momentos de incerteza, permitindo conhecer os fatores favoráveis e desfavoráveis do mercado, além de situar a organização dentro do seu real contexto.

“É preciso tomar decisões com qualidade e colocar em prática as boas ideias. No entanto, tudo deve ser feito com cautela e com a estratégia adequada. Falo isso porque é muito comum encontrarmos casos de empresas com produtos e serviços inovadores, mas que acabam pecando nas estratégias de atuação frente ao mercado em que atuam”.

Faça o seu SWOT
Cruz finaliza afirmando que SWOT pode ajudar a avaliar uma empresa, um projeto, produtos, serviços e até mesmo uma equipe. Ficou interessado em fazer uma SWOT? Basta responder as seguintes perguntas das quatro vertentes de análise:

Pontos Fortes
1- O que você, sua empresa e equipe fazem bem?

2- Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?

3- Quais são os seus diferenciais?

4- O que a concorrência, a equipe, os clientes e os fornecedores acham que você faz bem?

Pontos Fracos

5- No que você precisa ficar atento?

6- O que precisa melhorar?

7- Onde deve se blindar?

8- Onde possui menos recursos que os demais?

9- Quais são suas fraquezas identificadas pelos outros?

Ameaças

10- Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar?

11- Qual o ponto forte do seu concorrente que pode ser uma ameaça para você?

12- Quais as estratégias e diferenciais dos seus concorrentes?

Oportunidades

13- Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?

14- O que seu cliente deseja e precisa que pode servir como oportunidade de negócio?

15- Como agregar valor ao seu produto e ao seu serviço?

16- Que tendências você pode aproveitar a seu favor?
Após responder essas perguntas, será possível criar planos de ações estratégicas e, conseqüentemente, alcançar melhores resultados.

“Podemos dizer que a inovação é constante, e não podemos pecar na estratégia empresarial, deve-se fazer uma análise da situação para não tomarmos a decisão errada”

 by: Mateus de Souza Branco

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